QUANDO SE COMEMORAM 40 ANOS SOBRE A DATA DA INTERVENÇÃO QUE O DEPUTADO JOSÉ VITORINO FEZ NO PARLAMENTO SOBRE O PROBLEMA DA ÁGUA NO ALGARVE, A GRANDE CONCLUSÃO É QUE PIOR QUE A FALTA DE ÁGUA SÃO A FALTA DE MEDIDAS E DE BOA GESTÃO
– Já há 40 anos a Solução Guadiana foi apontada por José Vitorino como indo revelar-se necessária, o que aconteceu.
É incontroverso o fenómeno das alterações climáticas e suas devastadoras consequências.
Contudo, dados fidedignos mostram que, mal, ou até pior, do que a falta de água tem sido ao mau aproveitamento dos recursos hídricos, falta de medidas e muitos erros de gestão.
Esta é uma grande conclusão que ressalta das análises feitas pela ALGFUTURO, NO ANO EM QUE SE COMEMORAM 40 Anos sobre a data de 6 de março em que o ex-deputado José Vitorino, atual Presidente da ALGFUTURO, proferiu uma intervenção que ficou para a história.
Já nessa altura o Deputado José Vitorino afirmava que “era preciso avançar depressa antes que fosse tarde”, palavras suas. Portanto, infelizmente, nessa altura como agora o ALGARVE JÁ ESTAVA NO FIM da linha das prioridades.
A água é um problema, mas que tem solução, pelo que o poder público não pode esconder-se atrás da sua sombra, ameaçando cortes nas culturas, quando se atrasou nas medidas, permite perdas de milhões de m3 e abandonou durante décadas o interior e serra.
Porque os períodos das secas mostram que no último meio século houve cincos secas de dimensão assinalável, 1973,74-81 94 e 98, e com chuvas muito irregulares oscilando muito entre 20 e 110/ano.
Por isso, o Governo não tem espaço nem moral para fazer ameaças aos algarvios, em especial agricultores. Pelo contrário, deve implementar medidas sempre adiadas, que o Deputado José Vitorino apresentou há 40 anos, onde de entre outras constava a Solução Guadiana, agora prevista.
*Nota: O custo da obra é suportado por verbas da União Europeia.
O valor a pagar pelos utilizadores respeita aos encargos de funcionamento.
Cumprimentos.
A Comissão Executiva da Algfuturo
8.3.2021