– ALGFUTURO comemorou 3º Aniversário, associado à grande reflexão e ação de afirmação empresarial e cooperação com entidades públicas.
Para garantir no Algarve maior criação de riqueza e rentabilidade empresarial, mão de obra em quantidade e qualidade, é indispensável atacar a sazonalidade e o periferismo a fundo, foi uma das grandes conclusões das Jornadas” ECONOMIA DO BARLAVENTO EM DEBATE”, realizadas este fim de semana em Portimão, que mereceram palavras unânimes do interesse e apoio.
Outra das principais conclusões foi a demonstração da muita riqueza já produzida no Barlavento com 30 a 40% em diversos indicadores , o enorme potencial e a vitalidade associativa e empresarial, sendo também inventariados as “sombras e Adamastores” de par com”brilhos e luzes” que dão confiança no futuro. Foi apontado como relevante preparar um Programa de Promoção e Captação de Investimentos para o Barlavento.
Estiveram presentes, o Secretário de Estado das Pescas, Deputados, O Magnífico Reitor, os Presidentes da CCDR, AMAL, RTA e Câmaras, Ctes da Marinha, GNR e PSP, Diretores do ISMAT e I.Piaget, altos responsáveis da Administração Central, Diretores Regionais, e 25 Preidentes de Associações. a UALG esteve em força, além do Reitor, com os cinco Moderadores, Diretor da ESGHT e Presidente da AAULg.
Foi feita uma Cerimónia de Homenagem à Campeã mundial de bodyboard, a algarvia Joana Schenker, e também feitas homenagens ao falecido Presidente da Câmara de Albufeira; e ao ex- empresário e cidadão de referência, o portimonense António Cândido Glória que, para lá de outras virtudes, juntamente com o agora Presidente da ALGFUTURO teve papel importante na organização de Jornadas do género realizada há quase duas décadas.
Para o conjunto do Algarve, estiveram sobre as mesas dos seis Painéis com meia centena de oradores e uma plateia de cerca de duas centenas de participantes a sazonalidade, periferismo, regionalização, exploração de petróleo,fundos comunitários, formação profissional, mão de obra, inovação, saúde, capital, etc.
Analisada a extrema sazonalidade da economia algarvia e periferismo e o facto do Barlavento ser o” periferismo do periferismo” , foi tirada à conclusão que os problemas de décadas nas infraestruturas rodoviárias, ferroviárias e ligações marítimas agravam a atividade empresarial.As medidas tomadas para atenuar a sazonalidade no turismo na época baixa têm bons resultados, mas precisam ser complementadas com programas estruturais.
Por outro lado, foi considerado de urgência absoluta a descentralização de nível regional( regionalização) no Algarve, com competências próprias, orgãos eleitos e um Conselho Económico-Social. Foi louvada a intenção do Governo avançar com um projeto embrionário, criticadas as forças que o atacam sem nada de concreto proporem e feito apelo à Assembleia da República para desbloquear tão profunda inconstitucionalidade, mesmo avançando por fases.
Na mobilidade rodoviária foi considerado vital abrir a porta em “via verde de livre trânsito” aos residentes no Algarve e Andaluzia nos movimentos entre regiões, para que os 8,5 milhões de andaluzes sejam visitas e consumidores frequentes. Eles são os nossos vizinhos, com Huelva e Sevilha mais próximo que Lisboa, e Málaga e Córdova 200 Kms mais perto do que o Porto.
Na ferrovia, a ligação à Europa pelo sul ibérico tem que avançar e nas ligações marítimas melhorar rapidamente o porto de Portimão e operacionalizar Faro, para tráfego de lazer e carga.
Mereceu veemente contestação a eventual abertura de um furo para exploração de petróleo na Costa Vicentina.
Face à tremenda competitividade empresarial e entre Cidades e países, exortaram-se todos os agentes a terem como bitola das suas práticas a excelência, com apostas fortes na inovação, diversificação do tecido produtivo, plano integrado para o interior e serra, forte esforço promocional do que de bom temos, etc.
Foi recomendado às entidades oficiais que junto de Bruxelas reclamem maior intensidade de apoios e novas políticas, dado que ao longo de 30 anos de fundos grandes desequilíbrios não foram corrigidos e o Algarve é a região NUT lll do Continente com mais baixo Indíce de Desenvolvimento Global.
Foi também referenciado que uma região em que 70% do volume de negócios das empresas é feito por consumidores não residentes, justifica-se a urgente implementação de um Plano de REQUALIFICAÇÂO Geral, no ordenamento,ambiente,sinalética, estradas, bermas, muros , limpeza e resíduos sólidos,etc, ficando tudo um brinquinho.
Perante os problemas estruturais que afetam a gestão empresarial, os empresários mereceram um voto de louvor pela capacidade em ambientes de tormenta, ao mesmo tempo que se fez uma forte condenação da economia paralela com apelo a maior fiscalização.
Os problemas no setor público da saúde suscitaram grande interesse e aceso debate.
As jornadas foram uma iniciativa da ALGFUTURO, em organização conjunta com a CÂMARA MUNICIPAL DE PORTIMÃO, colaboração dos Municípios do Barlavento, UALG, EHTA e Agência de Desenvolvimento. do Barlavento e foram apoiadas por empresas de prestígio operando na zona.
Dando sequência à preparação e realização das Jornadas, a Associação ALGFUTURO em conjunto com as Associações envolvidas intensificarão a cooperação e farão um levantamento dos problemas para exposição aos poderes públicos.
Nos diversos Painéis houve importantes intervenções e intensos e profundos contributos e debates que estão a ser trabalhados pelos Moderadores, para apresentação às entidades oficiais e publicadas no site da ALGFUTURO. (Mas, desde já, se distribui esta breve síntese em Nota de Imprensa)
A Comissão Organizadora manifestou público reconhecimento a todos os que tornaram o evento possível, colaborando sob as mais diversas formas.
Cumprimentos
A Comissão Organizadora
Sessão de Abertura presidida pelo Magnífico Reitor
Vista geral do Auditório
Sessão de Encerramento presidida por S.Exa o Secretário de Estado das Pescas
Painel Estratégico ZONA DO BARLAVENTO
Painel INOVAÇÃO, FORMAÇÃO, EMPREGO
Painel SAÚDE- CHAVE DO DESENVOLVIMENTO
Painel TURISMO, COMÉRCIO, DESPORTO, CULTURA
Painel DESENVOLVIMENTO RURAL E FLORESTAS
Painel MAR / PESCAS