– Gala do 2º Aniversário da ALGFUTURO com grande ambiente, mas com nota de pesar e um minuto de silêncio pelas mortes dos recentes incêndios

1.Foi num grande ambiente de unidade, forte representatividade oficial e da sociedade civil e afirmação regional, que decorreu este fim de semana a Gala da ALGFUTURO,  elogiada pelo Presidente do CES.
Todo o vasto programa foi cumprido, destacando-se o pesar pelos mortos no incêndio no distrito de Leiria, a intervenção do Presidente do CES e homenagem que lhe foi prestada com oferta de uma placa( com comunicado autónomo) e a assinatura do Protocolo entre ALGFUTURO e AAUALG.
2.Da intervenção feita pelo Presidente da ALGFUTURO, sobressai a afirmação de que “em virtude da presença de elevado número de visitantes, sobretudo no verão,foi-se consolidando no país uma certa ideia de que o Algarve não tem grandes problemas e até é privilegiado em relação a outras regiões”, contrapondo de seguida que” infelizmente para o Algarve, essa ideia é errada e desmentida pelos dados oficiais”.
Fundamentando a afirmação em vários dados de natureza económica, José Vitorino manifestou a sua preocupação pelos dados recentes do INE sobre Desenvolvimento Regional, donde se constata que o Algarve não é privilegiado. Pelo contrário, no conjunto das cinco regiões NUT ll do Continente, é a que regista mais baixo índice de desenvolvimento global( que agrega os índices de competitividade, coesão e qualidade ambiental).Estes dados vêm  confirmar no essencial as posições tomadas pela Associação até agora.
Perante a realidade, recusou lamechices e avançou que o caminho é o trabalho árduo no Algarve, para se melhorar o máximo, e ao mesmo tempo, com uma grande parceria regional,  convencer o poder central e a União Europeia que as terapias e poucas verbas dos fundos comunitários têm prejudicado e injustiçado a região,justificando outras politicas.
No início da sua intervenção, homenageou o ex-Deputado Cristóvão Norte e o empresário e ex-emigrante Franklin Rosa, dirigente e sócio- fundador da ALGFUTURO,  presentes na Gala do ano passado e entretanto falecidos.

3.O Protocolo entre a Associação ALGFUTURO e a ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE foi assinado pelos seus Presidentes (José Vitorino e Rodrigo Teixeira), com apresentação pelo dr. Luís Coelho, da Faculdade de Economia da UALG. 
Ambos os Presidentes congratularam-se com a cooperação, para valorização dos alunos e integração na vida das empresas e da sociedade, nomeadamente através de reflexão conjunta sobre temas relevantes para a região, parcerias em iniciativas das partes e ligação ao mercado do trabalho para efeitos de emprego e estágios.
4.Usou também da palavra o Presidente da CCRAlgarve, Professor Doutor Francisco Serra, que fez o balanço sobre  os fundos comunitários do Quadro anterior (todos utilizados) e do atual e desafios, em particular perante as fragilidades de alguns índices de desenvolvimento da região. 
O Presidente da Câmara Municipal de Faro, dr, Rogério  Bacalhau, no âmbito do lema da Gala relativo às parcerias, fez um ponto de situação sobre a cooperação do Município com várias entidades.
5. A Cerimónia foi presidida pelo Professor Doutor António Correia de Campos e, além dos empresários, nela participaram as mais altas entidades oficiais (DEPUTADOS de vários partidos, AUTARCAS, CCdr, RTA, Comandantes da GNR, PSP e MARINHA, Diretores da PJ e do SEF, Diretor da DRAPA , IPMA, Ambifaro, Algarve 365, Docentes da UALG, 1º Secretário da AMAL) e parceiros sociais (associações empresariais, centrais sindicais,juventude, solidariedade, saúde, desporto, associação de proprietários estrangeiros, etc).
6. A animação foi feita pelo Grupo” VÁ-de-VIRÓ” e do Clube de Danças João de Deus.
7.A Gala teve a Colaboração institucional do Instituto D. Francisco Gomes e Câmara Municipal de Faro e Apoios das” FARMÁCIAS DE PORTUGAL”, CVA e Grupo LIBERTUS, a quem se manifesta público reconhecimento, bem como ao pessoal do Instituto envolvido no jantar e membros da ALGFUTURO da organização. OBRIGADO A TODOS !

Cumprimentos

26.6.2017
A Comissão Executiva da Associação ALGFUTURO

 

1

2

3