– APROFUNDAMENTO DO DIÁLOGO INSTITUCIONAL ENTRE DEPUTADOS E PARCEIROS SOCIAIS, EM DEFESA DA REGIÃO
É muito positivo o balanço dos Encontros entre os dirigentes da Associação Algfuturo e os candidatos a Deputados das forças com assento no Parlamento, sendo devido público reconhecimento pela sua disponibilidade e seriedade dos diálogos.
Para lá das diferentes propostas de cada força (conforme programas que são públicos) para livre opção pelos eleitores, numa perpetiva institucional há aspetos relevantes a salientar no diálogo entre os representantes do segundo Órgão de Soberania mais importante e os parceiros sociais.
De facto, as muitas horas de reuniões permitiram o seguinte:
– Numa politica de proximidade e comunhão entre eleitores e eleitos, reconhecimento consensual da importância em prosseguir no futuro este tipo de reuniões para análise das mais diversas matérias de natureza estrurural ou setorial.
– Possibilidade dos candidatos apresentarem de forma serena e profunda a sua visão do Algarve com propostas e seus fundamentos, bem como dar esclarecimentos sobre as muitas questões colocadas.
– Por sua vez, a Associação” União pelo Futuro do Algarve” fez uma detalhada exposição do levantamento da realidade de toda a Região e do Estudo realizado sobre as ” Tendências Estruturais da Economia e Sociedade : Bloqueios e Propostas “, em que, pesem algumas melhorias de conjuntura, merecem destaque e reclamam especial urgência:
– O extremo periferismo da Região, sendo imperativo o mais rápido possivel fim das portagens e a ligação ferroviária a Andaluzia.
– Os profundos desequilíbrios do Algarve, entre setores de atividade económica e entre zonas geográficas, com a crise extrema do interior e serra
-Acentuada sazonalidade, tornando muito difícil a gestão empresarial na maior parte da economia e em especial no setor turistico,agravando a
precariedade do emprego e afetando a competitividade e produção de riqueza.
-Setor turistico reclamando medidas de fundo na Região e na promoção.
-Áreas sociais com profundos problemas na sáude, solidariedade, etc.
– Fundos comunitários muito reduzidos, em relação à extensão e profundidade dos problemas estruturais diagnosticados.
A situação torna indispensável um Plano integrado para a Região, contexto em que o objetivo da criação da Região Administrativa se apresenta como um instrumento fundamental, sem prejuízo de avançarem alterações orgânicas de curto prazo que melhorem a eficácia e reduzam custos de funcionamento da máquina pública.
MEMBROS DAS DELEGAÇÕES
Os Encontros decorreram em separado, sendo as delegações da Algfuturo chefiadas pelo Coordenador da Comissão Instaladora, dr José Vitorino, e das forças candidatas como segue:

PORTUGAL à FRENTE- Arq. José Carlos Barros( cabeça de lista); Deputado Cristóvão Norte; e Deputado Bruno Inácio.