ALGFUTURO – UNIÃO PELO FUTURO DO ALGARVE é uma associação cívica de direito privado sem fins lucrativos, representativa dos vários setores da economia e da sociedade algarvia e com abrangência geográfica regional, cuja decisão de constituição surgiu de forma natural para dar resposta à realidade em que, sendo indiscutíveis as potencialidades naturais e humanas e melhorias já verificadas, a vida das pessoas e os indicadores estruturais revelam um presente difícil e um futuro preocupante. Propõe-se mobilizar e agregar forças, vontades e propostas dos cidadãos residentes, dos naturais e investidores e ser um parceiro social ativo na defesa e afirmação da região, contribuindo para vencer a descrença e fazer renascer a esperança, superando velhos e novos desafios e estrangulamentos estruturais, com salvaguarda da identidade e raízes histórico-culturais e bom acolhimento dos turistas, imigrantes e Comunidades Estrangeiras.

COMPROMISSO DE CRUZADA PELA CONQUISTA DA REGIÃO ADMINISTRATIVA DO ALGARVE

Com vista à construção do futuro, a criação institucional da Região do Algarve na orgânica político-administrativa é a base nuclear na Reforma do Estado (sempre adiada), o que torna imperativo a ALGFUTURO assumir o compromisso por uma persistente cruzada democrática pela sua conquista, de modo a que o povo algarvio passe a legitimar diretamente os representantes para o guiar, garantindo mais participação, aproveitamento dos recursos, melhor gestão e substancial redução dos gastos do pesado e desajustado aparelho público imposto pelo centralismo asfixiante do poder central. Por outro lado, é relevante a efetiva descentralização de competências do Governo nos Municípios, num quadro nacional e flexibilidades específicas.

IDEOLOGICAMENTE PLURAL, INDEPENDENTE, ISENTA E COOPERANTE COM ENTIDADES OFICIAIS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

ALGFUTURO orientar-se-á pelo escrupuloso respeito e defesa do Estado de Direito Democrático, é ideológica e religiosamente plural, independente e isenta nas suas tomadas de posição. Desenvolverá iniciativas próprias ou interagindo em diálogo, cooperação e parceria com entidades oficiais nacionais, regionais e locais, bem como representações diplomáticas e, ainda, associações empresariais, sindicatos/ordens/câmaras de comércio/ outras instituições da sociedade civil no país, União Europeia e Comunidades Portuguesas.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, COM CRIAÇÃO DE EMPREGO, COMBATE À SAZONALIDADE, ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS E OUTRAS

ALGFUTURO tem por objeto social supremo alcançar o desenvolvimento sustentável através do (a): adequada valorização e aproveitamento dos recursos humanos; criação de emprego; atração de investimentos e novos mercados; boa aplicação dos fundos europeus a que a região tem direito e dinamização da participação no aproveitamento das oportunidades previstas nas várias medidas; quebrar a continuada falta de aproveitamento dos excecionais recursos terrestres e marinhos e garantir a sua preservação; e combate ao periferismo, à sazonalidade, às desigualdades sociais e aos profundos desequilíbrios territoriais do interior, serra e extremos barlavento e sotavento.

ABORDAR A REALIDADE E SOLUÇÕES DE FORMA GLOBAL, SUSTENTADAS EM PLANOS E MEDIDAS NA ECONOMIA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SOLIDARIEDADE, ETC.

ALGFUTURO abordará a realidade e soluções de forma global e integrada, sustentadas em planos e medidas nos domínios económico, saúde, solidariedade, juventude, justiça, cultural, desportivo, transportes e comunicações, infraestruturas, segurança, ordenamento e ambiente, etc, processo em que os jovens terão um papel relevante como agentes e destinatários.

A nível económico – empresarial, a oferta turística em sentido geral tem que ser qualificada, diversificada e com forte promoção externa; e para a agricultura, pescas/aquicultura, indústria e comércio tradicional, face às acentuadas debilidades ou constrangimentos, terão de ser feitas intensas apostas estruturantes específicas.

Será dada especial atenção à investigação, ensino, formação profissional e novas tecnologias, contexto em que se dinamizará a cooperação com instituições que já atuem na região ou que se proponham fazê-lo.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL ABERTA, EM ESPECIAL COM A UNIÃO EUROPEIA, PAÍSES LUSÓFONOS E COMUNIDADE AUTÓNOMA DE ANDALUZIA

No plano internacional, a associaçao procurará detetar oportunidades a nível global, mas será dada prioridade às relações no âmbito da União Europeia, países de língua oficial portuguesa e norte de África, em especial aqueles com quem se têm intensificado relações através de representantes diplomáticos na região.

As relações e cooperação com Andaluzia assumirão uma prioridade estratégica, em todas as vertentes.

SEM FINS LUCRATIVOS E CARGOS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS EXERCIDOS DE FORMA NÃO REMUNERADA

ALGFUTURO não tem fins lucrativos, está aberta a todos os indivíduos que comunguem os princípios expressos e os membros dos órgãos sociais desempenharão os seus cargos em regime de absoluto voluntariado sem qualquer remuneração. Até às primeiras eleições, a associação terá uma Comissão Instaladora e um Coordenador, órgão colegial a quem compete a direção, a representação, a organização administrativa e a convocação do ato eleitoral no prazo máximo de seis meses após a sua apresentação pública.

Nota: O Objeto Social e denominação estão conforme o Certificado de Admissibilidade do Registo Nacional das Pessoas Coletivas de 27 de Abril de 2015.