Posted in Comunicados
ÁGUA NO ALGARVE: FORÇA DEMOCRÁTICA DO DEBATE E POPULAÇÕES, ACELERAM SOLUÇÕES PELO PODER PÚBLICO

ÁGUA NO ALGARVE: FORÇA DEMOCRÁTICA DO DEBATE E POPULAÇÕES, ACELERAM SOLUÇÕES PELO PODER PÚBLICO

– Mais uma Sessão Pública: dia 18 (sábado), 15h, no edifício da Câmara- SILVES

A Câmara Municipal de Silves é anfitriã de mais uma importante Sessão de debate sobre a problemática da água, promovida pela Universidade do Algarve em parceria com a ALGFUTURO, a quem desde já se manifesta reconhecimento pelo apoio empenhado da Exma Presidente e colaboradores na organização.
A Sessão é aberta e abrange em especial os Concelhos de Silves,Albufeira, Lagoa, Portimão e Monchique, com ricas produções de citrinos e vinha, além das áreas florestais. Podem participar cidadãos de outros Concelhos.
É também aí que se encontram as barragens do Arade, Odelouca e Funcho, de importãncia estratégica para a agricultura e abastecimento urbano, em que vários problemas se têm arrastado e com carências provocadas pelo período de seca, havendo a expectativa que possam ser resolvidos perante a força da dinâmica pública, através da forte adesão das populações ao maior debate  de sempre sobre os problemas do abastecimento de água no Algarve.

Mas é assim que a democracia pode e deve funcionar: quando os poderes públicos por razões várias não resolvem, a força do debate, mobilização e voto da sociedade civil surgem como fator decisivo para que as soluções sejam desbloqueadas. Em geral, isso tem acontecido agora, em que grande parte das reivindicações publicamente divulgadas como necessárias face à prolongada seca já encontraram respostas dos poderes públicos. O Algarve ficou a ganhar e ninguém ficou diminuído ou desconsiderado. As coisas naturalmente funcionam assim, quando há lentidão ou resistências dos poderes.
Estão ainda pendentes de decisão medidas de curto prazo que já apresentamos e de que se aguarda resposta a toda a hora, mas em que se continua a trabalhar para se avançar em cooperação e mãos dadas com os poderes públicos conforme expressamente já comunicamos várias vezes às entidades oficiais.
É um assunto em que não deve haver disputas de protagonismos, havendo sim que juntar todas as propostas, avançar e gritar todos a uma só voz, VITÓRIA !
Este balanço será feito na Sessão de Silves.
Estão já confirmadas as presenças do Reitor da Universidade e Presidente da Algfuturo, pela Comissão Organizadora, e Presidentes das Câmaras de Silves, Albufeira e Monchique.
Cumprimentos
A Comissão Organizadora
tel. 917191840

Partilhe este artigo!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin