Posted in Comunicados
ÁGUA: DEBATE PÚBLICO PARA GARANTIR O ABASTECIMENTO NO ALGARVE  VAI COMEÇAR

ÁGUA: DEBATE PÚBLICO PARA GARANTIR O ABASTECIMENTO NO ALGARVE VAI COMEÇAR

– Analisar a fundo a situação e identificar as soluções (Tavira, 28 dezembro-sábado- Biblioteca Municipal, 15 horas)
– Para os Concelhos de Tavira, VRSA, Castro Marim e Alcoutim

Sob o lema “ÁGUA E SOCIEDADE”, é já no próximo sábado que se inicia o maior debate de sempre no Algarve sobre a problemática da água. É oportuno referir, que esta matéria vem sendo levantada desde há décadas sem que, contudo, se tenha definido e executado um Plano consistente.
A iniciativa assenta no Protocolo UNIVERSIDADE DO ALGARVE/ALGFUTURO, e porque se está perante uma matéria transcendente o debate vai ser absolutamente aberto a toda a população.Para uma completa avaliação da situação, à partida, estão calendarizadas SESSÕES em TAVIRA, FARO, SILVES E LAGOS, podendo realizar-se outras.
Desde logo, ir-se-ão tirando informações e Conclusões intercalares, terminando o DEBATE com um Encontro a realizar na UALG no mês de fevereiro., donde irão sair contributos para a definição de um PLANO HIDROLÓGICO para o Algarve, com medidas imediatas e de médio e longo prazo. De permeio, a Comissão Organizadora reunirá com as entidades públicas, nomeadamente Deputados, serviços regionais, etc.
O objetivo é garantir água para abastecer os residentes e para os diversos setores da economia.
Para o efeito, estarão no centro do debate medidas para poupar água( em particular de combate  às perdas) e identificação de todas as origens de água a que se possa recorrer, num quadro da prevista evolução dos consumos, face à diversificação do tecido produtivo, climatologia,povoamento humano e florestal, rede de esgotos e ETAr(s), etc.
O debate em Tavira, além deste Concelho,  destina-se aos Concelhos de Vila Real de Sto António, Castro Marim e Alcoutim, a partir das 15h na Biblioteca Municipal.
Além da Comissão Organizadora, foram convidados os Exmos Presidentes de Câmara, autarcas, associações e público em geral, por email, facebook,telefone, folhetos e tarjas.
Pela presente Nota, convidamos a Comunicação Social,  e todos os demais interessados.

Com votos de BOAS FESTAS E FELIZ 2020

A COMISSÃO ORGANIZADORA

Partilhe este artigo!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin