Posted in Comunicados
ORGULHO E UNIDADE PELA REGIÃO E ILIMITADA DETERMINAÇÃO EM CONTRIBUIR PARA VENCER OBSTÁCULOS

ORGULHO E UNIDADE PELA REGIÃO E ILIMITADA DETERMINAÇÃO EM CONTRIBUIR PARA VENCER OBSTÁCULOS

Lema dos temas tratados na audiência do Presidente da Câmara de Faro à ALGFUTURO
 
Afirmar o Algarve com base nas excecionais potencialidades da região, com orgulho  e prática de unidade para além de bairrismos locais e outras fronteiras divisionistas, em simultâneo a uma ilimitada determinação em superar os estrangulamentos  e desequilíbrios existentes, foi o lema dos assuntos tratados no decorrer da audiência que S.Exa o Presidente da Câmara de Faro concedeu a uma delegação da ALGFUTURO, com reiterada profissão de fé das duas entidades, por si e com todos os que tenham igual desígnio, a responderem por tal compromisso..A reflexão prolongou-se por mais de duas horas e realizou-se no âmbito das reuniões solicitadas pela associação a propósito  da eleição recente dos Órgãos Sociais.
Nesse contexto e num Município em que as relações da ALGFUTURO com todas as forças autárquicas têm sido boas, o Dr.Rogério Bacalhau Coelho deu especial significado e congratulou-se pelo  facto dos órgãos sociais da ALGFUTURO serem um espelho de unidade entre setores e representatividade de toda a região, uma unidade efetiva de grande importância para o estudo de soluções pelos empresários, como a associação tem feito, e seu papel como parceiro social no diálogo com as instituições da região e a nível municipal e de zonas. O Presidente da ALGFUTURO;José Vitorino, enfatizou a linha de orientação de contribuir para a criação de uma cultura económico-empresarial na região, indispensável à mobilização e superação dos problemas.
Foi reiterado o empenho do Município e da ALGFUTURO em avançar com o projeto de dinamização e apoio aos atores associativos da sociedade e promoção do desenvolvimento territorial e/ou outros de interesse municipal ou regional, pela força da capitalidade de Faro e preocupações regionais, salientando-se a abertura e apoio sempre dados pela autarquia.
 No âmbito do Acordo de Cooperação existente entre as duas entidades,foram abordados em detalhe o que o Algarve tem de Excelente, como clima,ambiente, segurança, luminosidade, qualidade de vida, saber receber, uma Universidade que a todos orgulha e uma gama de produtos de altíssima qualidade, num quadro em que  o nível a atingir deve ser sempre o da excelência. Foi unânime que a Universidade foi a maior conquista de sempre alcançada pela região.
 Na outra face da moeda, foram expostos os problemas das estruturas de saúde, barragens, a extrema sazonalidade, a excessiva dependência do mercado britânico, os obstáculos postos à entrada dos 8,5 milhões  de andaluzes nossos vizinhos e que são essenciais a um  regular funcionamento das empresas algarvias e ao emprego, pelo maior número de consumidores,os desequilíbrios regionais e especificamente o drama do incêndio de Monchique que mereceu solidariedade e preocupação pela lenta recuperação,falta de mão de obra e de cursos profissionais ajustados às necessidades, etc.Naturalmente, a questão do Brexit foi abordada face às incertezas e riscos para uma economia que assenta em cerca de 80% nos fluxos de entradas de visitantes.
Mereceram reflexão alargada os fundos comunitários do Portugal 20/30 e a sempre adiada criação da Região Administrativa do Algarve. Também aqui as duas entidades decidiram dar um importante contributo face aos atos eleitorais que se aproximam. Nesse sentido vão formalizar já na próxima segunda junto das direções politicas dos partidos e coligações que se propõem concorrer às eleições para o Parlamento Europeu, que se façam representar num debate a realizar no mês de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro. Sobre as Regiões Administrativas o debate é proposto para o mês de setembro, ernas eleições legislativas.
Na mesma linha de preocupações de desenvolvimento, a ALGFUTURO cooperará com o Município e seus representantes autárquicos na dinamização do Polo Tecnológico, parque empresarial do Concelho e realizando as Jornadas Empresariais de Faro.
Melhores cumprimentos

O Presidente da Câmara Municipal de Faro      O Presidente da ALGFUTURO
  ( Rogério Bacalhau Coelho)                                          ( José Vitorino )   

Partilhe este artigo!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn