Posted in Comunicados
COMUNIDADES PORTUGUESAS: INTENSIFICAR RELAÇÕES ECONÓMICAS É UM DOS VETORES CHAVE DA POLÍTICA PORTUGUESA

COMUNIDADES PORTUGUESAS: INTENSIFICAR RELAÇÕES ECONÓMICAS É UM DOS VETORES CHAVE DA POLÍTICA PORTUGUESA

– Uma constatação fundamental do Importante” III Encontro dos Investidores das Diáspora”, presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Secretário de Estado das Comunidades.
– ALGFUTURO liga ALGARVE às Comunidades, e faz votos de Boas Festas a todas, em especial aos sofredores da Venezuela. 

1 – Portugal é um secular e forte país de que nos podemos orgulhar, pela história, cultura, língua, com mais de 250 milhões de falantes, presença nos cinco Continentes com cerca de 5,5 milhões de portugueses e luso-descendentes (muito respeitados em lugares públicos do maior relevo internacional e nas mais diversas atividades).
Portugal integra a importante Comunidade Económica Europeia (agora União Europeia), mas pelo exposto Portugal “sempre foi mundo” e tem nas suas Comunidades de sangue, coração e alma o maior de todos os seus ativos, sobressaindo a importância estratégica e peso económico do empreendedorismo que aí desenvolvem, remessas que enviam, turismo e investimentos que cá fazem e consumo do que é português.
Esta complexa e transcendente realidade foi superiormente apresentada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, prof. Doutor Augusto Santos Silva e também pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luis Carneiro e por mais cerca de uma centena de intervenientes no decorrer do III ENCONTRO DOS INVESTIDORES DA DIÁSPORA” que decorreu em Penafiel de 13 a 15 de Dezembro, e posta à reflexão e participação dos cerca de 700 participantes.
2 – A convite da Secretaria de Estado das Comunidades, o Presidente da Algfuturo, José Vitorino, também participou, face aos projetos de dinamização económica do Algarve que a associação empresarial se propõe desenvolver no âmbito das competências do Ministério do Negócios Estrangeiros e também na qualidade de    ex-membro do Governo naquela pasta.
3- Foi uma super organização liderada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e apoiada pela Comunidade Intermunicipal de Tâmega e Sousa, que decorreu em Penafiel num ambiente extraordinário: pela apresentação de exemplos de sucesso empresarial por empresários da Diáspora; informação sobre os incentivos e apoio ao investimento em Portugal e internacionalização de projetos de âmbito local e regional pelas muitas entidades governamentais presentes; e contactos de negócios.
No essencial esteve presente, no espírito e nas palavras de todos, uma realidade que se pode resumir numa frase de princípios: as Comunidades merecem e justificam a boa atenção que lhes é dada pela Secretaria de Estado das Comunidades e para o país o reforço da sua ligação económica a Portugal é um dos vetores maiores de uma politica que é, simultaneamente, externa e interna.
A Associação Empresarial Algfuturo está grata pelo Convite e bom acolhimento, saúda todos os participantes e Comunidades em geral, continuará os seus esforços com iniciativas que reforcem o relacionamento económico e está certa que a Secretaria de Estado prosseguirá o seu bom desempenho.
4 – Nesta quadra festiva, o Presidente e demais dirigentes da Algfuturo desejam os melhores votos de BOAS FESTAS E BOM ANO a toda equipa ministerial, corpo diplomático, portugueses e, luso-descendentes no mundo, em especial aos nossos irmãos na Venezuela, que tanto sofrem.
Algarve, 19 Dezembro 2018
O Presidente da Algfuturo (José Vitorino)

um 2

Partilhe este artigo!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn