Posted in Comunicados
INCÊNDIO: FOGO DESTRUIU ENORME RIQUEZA, MAS POPULAÇÕES VÃO VENCER

INCÊNDIO: FOGO DESTRUIU ENORME RIQUEZA, MAS POPULAÇÕES VÃO VENCER

– Programa Estratégico Integrado é urgente, com participação das Associações empresariais

 “Empresários ainda estão em estado de choque perante a destruição dos seus bens mas (na certeza dos apoios já anunciados e outros que a situação excecional justifica) estão determinados em arregaçar as mangas e desempenhar um importante  papel para  ajudar a fazer nascer uma sociedade ainda mais revigorada”, foi uma das constatações da reunião de ontem em Monchique, entre 25 dirigentes associativos cobrindo todas as áreas. As Conclusões foram aprovadas por consenso.
A reunião foi promovida pela Associação empresarial ALGFUTURO, na sequências das grandes Jornadas do Barlavento Algarvio realizadas em abril, com forte participação das Associações. 
Foi feita a análise dos prejuízos, concluindo-se que foram grandes e bastante maiores do que os provocados pelos incêndios de 2003 e 2004, comprometendo o funcionamento da economia e sociedade, em que além das casas destruídas foram( são) severos os prejuízos financeiros e ambientais de curto, médio e longo prazos, nomeadamente nos eucaliptos, sobreiros, medronheiros, turismo, artesanato, caça, etc.
Perante a enorme dimensão dos impactos, foi considerado que a situação só pode ser superada com um Programa Estratégico Integrado (abrangendo também Silves e Portimão), com a participação das Associações Empresariais.
CONTRIBUTOS
O debate foi vivo e construtivo e além de questões relacionadas com a estratégia de combate aos incêndios (haverá uma reunião sobre essa matéria), foram feitas inúmeras propostas e reflexões, referindo-se apenas as seguintes:
– Retirada imediata das árvores queimadas e início das obras de recuperação das habitações e instalações de atividades empresariais.
– Introduzir fatores externos de dinamismo económico, nomeadamente através de visitantes, intensificando a animação cultural, e gastronómica, roteiros turísticos, dinâmica dos postos de turismo, etc, tendo a RTA um papel determinante.
– Atração de população em idade ativa, em particular facilitando o acesso a habitação.
 – Atração empresarial, oferecendo condições muito favoráveis, prémios à instalação, etc.
– Incubadora para agro-alimentares e gastronomia (assunto analisado pela ALGFUTURO, com fundos comunitário e saberes para instalar).
 – Centrais de Biomassa e Compostagem.
 – Reordenamento Florestal, valorizando mais as Medidas Agro-ambientais e Agro-florestais, além de um vasto conjunto de outras medidas.
Nota: algumas já têm sido apontadas como preocupações da Câmara e com passos dados, mas que podem ser reforçadas. 
FINANCIAMENTOS
Como se referiu, devem corresponder à excecionalidade da situação, ser céleres e transparentes, garantir ao Município Contratos Programa com o Governo e envolver  à partida a banca nos financiamentos complementares. 
PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE EM GERAL
Pela importância da matéria e do Programa Estratégico, a Associação ALGFUTURO convida os Concelhos envolvidos, o ALGARVE e TODO o  PAÍS a dar sugestões para o email:  algfuturo@gmail.com
DIÁLOGO COM ENTIDADES PÚBLICAS
A nossa atitude é de objetividade e abertura leal com todos os poderes públicos, sendo a postura de cooperação e partilha de ideias. Já foi pedida uma reunião ao Sr Presidente da Câmara para apresentar tudo em detalhe.
Para a reunião de ontem o Dr.Rui André também foi convidado mas não lhe foi possível estar presente.
 Seguir-se-ão outras que se considerem necessárias ou para que formos convidados.

15.8.2018
Melhores cumprimentos
O Presidente da Associação ALGFUTURO
(José Vitorino)

Setores representados na reunião: produtores florestais; aguardente de medronho; hortofruticultura; artesãos; caça e pesca; apicultura; ambiente; turismo.P1280268

Partilhe este artigo!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn