Posted in Comunicados
ALGFUTURO: INOVADORA, INCLUSIVA E FORTE, PARA VENCER A CRISE, AFIRMAR O ALGARVE E SERVIR OS EMPRESÁRIOS E A SOCIEDADE

ALGFUTURO: INOVADORA, INCLUSIVA E FORTE, PARA VENCER A CRISE, AFIRMAR O ALGARVE E SERVIR OS EMPRESÁRIOS E A SOCIEDADE

(Feita escritura dos Estatutos)

Já foi realizada a Escritura Pública dos Estatutos da UNIÃO PELO FUTURO DO ALGARVE. A partir de agora a região passa a ter um “edifício” associativo inovador, inclusivo e de representatividade que é único no país, sendo um instrumento para superar a profunda crise estrutural e afirmar o Algarve, ao serviço do tecido empresarial e da sociedade em geral. Não tem fins lucrativos e o ADN é ideologicamente plural, independente e isento.

Por ser inclusiva,ALGFUTURO é o garante da coesão, integração e unidade da pluralidade dos cidadãos no seu seio, o que é indispensável para dar um contributo institucional relevante e como parceiro social perante as dificuldades. Por isso, acolhe como Aderentes: os que residem no Algarve; os que tendo nascido no Algarve saíram, nomeadamente Comunidades Portuguesas; os que fazem parte das numerosas Comunidades Estrangeiras, com quase 80 mil indivíduos; e os investidores. Ao mesmo tempo, focaliza-se no bem-estar dos imigrantes e em receber bem os turistas.

ALGFUTURO é uma associação cívica de direito privado em que os Estatutos legalmente registados estabelecem desde logo que o trabalho dos seus dirigentes não é remunerado (em absoluto voluntariado e sem qualquer tipo de benefícios). É inovadora e inclusiva e foi concebida para catalisar sinergias pela filosofia congregadora de ação integrada regional de toda a economia e sociedade.

A UNIÃO recentemente criada, pelo tipo diferenciado de Aderentes e orgânica interna tem representatividades e correspondentes caráteres associativos específicos. Dinamizará: atividades de caráter empresarial de todos os setores de atividade; de caráter sociocultural; juventude; por zonas geográficas/Concelhos; e outros domínios que contribuam par a produção de riqueza e justiça social. Propõe-se desenvolver o diálogo e cooperação com entidades oficiais e entidades associativas da sociedade civil, a nível regional, nacional e internacional.

Pelo âmbito alargado da representatividade, a Direção terá 11 a 15 Vice-Presidentes, sendo de assinalar pela sua relevância a criação do órgão Conselho Estratégico Regional do Algarve, composto por 17 personalidades de reconhecido mérito, gozando de autonomia para designar o seu próprio Coordenador e elaborar Relatórios e Pareceres sobre grandes questões de interesse regional.

Para a ALGFUTURO, o objetivo supremo é o desenvolvimento sustentável, considerando-se que o meio eficaz de o alcançar é através da Região Administrativa do Algarve.

A sede da UNIÃO ALGFUTURO é em Faro e poderão ser abertas Delegações. Está previsto ter funcionários ao seu serviço.

Cumprimentos.

06.07.2015 A Comissão Instaladora

Partilhe este artigo!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin