Posted in Comunicados
UNIÃO ALGFUTURO: ENTIDADE DE CARACTERÍSTICAS ÚNICAS EM PORTUGAL, GUARDIÃ PELA ESPERANÇA E FUTURO DO ALGARVE

UNIÃO ALGFUTURO: ENTIDADE DE CARACTERÍSTICAS ÚNICAS EM PORTUGAL, GUARDIÃ PELA ESPERANÇA E FUTURO DO ALGARVE

ALGFUTURO – UNIÃO PELO FUTURO DO ALGARVE é uma associação cívica de direito privado sem fins lucrativos, representativa dos vários setores da economia e da sociedade algarvia e com abrangência geográfica regional, cuja decisão de constituição surgiu de forma natural para dar resposta à realidade em que, sendo indiscutíveis as potencialidades naturais e humanas e melhorias já verificadas, a vida das pessoas e os indicadores estruturais revelam um presente difícil e um futuro preocupante. Propõe-se mobilizar e agregar forças, vontades e propostas dos cidadãos residentes, dos naturais e investidores e ser um parceiro social ativo na defesa e afirmação da região, contribuindo para vencer a descrença e fazer renascer a esperança, superando velhos e novos desafios e estrangulamentos estruturais, com salvaguarda da identidade e raízes histórico-culturais e bom acolhimento dos turistas, imigrantes e Comunidades Estrangeiras.

COMPROMISSO DE CRUZADA PELA CONQUISTA DA REGIÃO ADMINISTRATIVA DO ALGARVE

Com vista à construção do futuro, a criação institucional da Região do Algarve na orgânica político-administrativa é a base nuclear na Reforma do Estado (sempre adiada), o que torna imperativo a ALGFUTURO assumir o compromisso por uma persistente cruzada democrática pela sua conquista, de modo a que o povo algarvio passe a legitimar diretamente os representantes para o guiar, garantindo mais participação, aproveitamento dos recursos, melhor gestão e substancial redução dos gastos do pesado e desajustado aparelho público imposto pelo centralismo asfixiante do poder central. Por outro lado, é relevante a efetiva descentralização de competências do Governo nos Municípios, num quadro nacional e flexibilidades específicas.

IDEOLOGICAMENTE PLURAL, INDEPENDENTE, ISENTA E COOPERANTE COM ENTIDADES OFICIAIS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

ALGFUTURO orientar-se-á pelo escrupuloso respeito e defesa do Estado de Direito Democrático, é ideológica e religiosamente plural, independente e isenta nas suas tomadas de posição. Desenvolverá iniciativas próprias ou interagindo em diálogo, cooperação e parceria com entidades oficiais nacionais, regionais e locais, bem como representações diplomáticas e, ainda, associações empresariais, sindicatos/ordens/câmaras de comércio/ outras instituições da sociedade civil no país, União Europeia e Comunidades Portuguesas.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, COM CRIAÇÃO DE EMPREGO, COMBATE À SAZONALIDADE, ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS E OUTRAS

ALGFUTURO tem por objeto social supremo alcançar o desenvolvimento sustentável através do (a): adequada valorização e aproveitamento dos recursos humanos; criação de emprego; atração de investimentos e novos mercados; boa aplicação dos fundos europeus a que a região tem direito e dinamização da participação no aproveitamento das oportunidades previstas nas várias medidas; quebrar a continuada falta de aproveitamento dos excecionais recursos terrestres e marinhos e garantir a sua preservação; e combate ao periferismo, à sazonalidade, às desigualdades sociais e aos profundos desequilíbrios territoriais do interior, serra e extremos barlavento e sotavento.

ABORDAR A REALIDADE E SOLUÇÕES DE FORMA GLOBAL, SUSTENTADAS EM PLANOS E MEDIDAS NA ECONOMIA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SOLIDARIEDADE, ETC.

ALGFUTURO abordará a realidade e soluções de forma global e integrada, sustentadas em planos e medidas nos domínios económico, saúde, solidariedade, juventude, justiça, cultural, desportivo, transportes e comunicações, infraestruturas, segurança, ordenamento e ambiente, etc, processo em que os jovens terão um papel relevante como agentes e destinatários.

A nível económico – empresarial, a oferta turística em sentido geral tem que ser qualificada, diversificada e com forte promoção externa; e para a agricultura, pescas/aquicultura, indústria e comércio tradicional, face às acentuadas debilidades ou constrangimentos, terão de ser feitas intensas apostas estruturantes específicas.

Será dada especial atenção à investigação, ensino, formação profissional e novas tecnologias, contexto em que se dinamizará a cooperação com instituições que já atuem na região ou que se proponham fazê-lo.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL ABERTA, EM ESPECIAL COM A UNIÃO EUROPEIA, PAÍSES LUSÓFONOS E COMUNIDADE AUTÓNOMA DE ANDALUZIA

No plano internacional, a associaçao procurará detetar oportunidades a nível global, mas será dada prioridade às relações no âmbito da União Europeia, países de língua oficial portuguesa e norte de África, em especial aqueles com quem se têm intensificado relações através de representantes diplomáticos na região.

As relações e cooperação com Andaluzia assumirão uma prioridade estratégica, em todas as vertentes.

SEM FINS LUCRATIVOS E CARGOS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS EXERCIDOS DE FORMA NÃO REMUNERADA

ALGFUTURO não tem fins lucrativos, está aberta a todos os indivíduos que comunguem os princípios expressos e os membros dos órgãos sociais desempenharão os seus cargos em regime de absoluto voluntariado sem qualquer remuneração. Até às primeiras eleições, a associação terá uma Comissão Instaladora e um Coordenador, órgão colegial a quem compete a direção, a representação, a organização administrativa e a convocação do ato eleitoral no prazo máximo de seis meses após a sua apresentação pública.

Nota: O Objeto Social e denominação estão conforme o Certificado de Admissibilidade do Registo Nacional das Pessoas Coletivas de 27 de Abril de 2015.

Partilhe este artigo!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin